Conheca mais sobre mim

Ofereço tratamento onde utilizo tecnicas bastante eficazes, vem confirir ...

Voce gostaria de ter mais Saúde ou Doença ?

Quem não tem tempo para cuidar de sua saúde, um dia vai ter que arrumar tempo para cuida de doença

Voce sabe o que é a osteopatia?

Osteopatia: A solução para muitos problemas de sua saúde

Problemas com dores de cabeca. Osteopatia pode ser a solução!

Saiba como a osteopatia pode ajudar nesse problema que afeta milhares de brasileiros diariamente.

Você sente dor na lombar ?

São mais de 2 milhões de casos são registrados por ano, só no Brasil.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Discinese Escapular

Um fator de risco para dor no ombro é a discinese escapular. 

A discinese escapular tem sido comumente associada a diversas disfunções do complexo articular do ombro, inclusive a dores.



A discinese escapular é a alteração dos movimentos normais da escápula, pode ser causada por vários fatores entre eles, a alteração da ativação e coordenação dos músculos estabilizadores da escápula, assim como a falta de flexibilidade, fraqueza ou contratura dos músculos , principalmente o serrátil anterior e o trapézio. Esse posicionamento anormal interrompe a transferência eficiente de energia ao longo da cadeia cinética, prejudicando o ritmo escapulo umeral e favorecendo o surgimento de dores na região do ombro.



A discinese escapular pode reduzir o espaço subacromial e reduzir a força do manguito rotador.A fraqueza do manguito rotador pode prejudicar o controle motor, resultando em translação superior da cabeça do úmero e posterior um desgaste por atrito mecânico das estruturas do espaço subacromial. Apesar desses mecanismos plausíveis que podem causar dor no ombro, a evidência clínica para apoiar essas hipóteses permanece limitada, ainda não se sabe se a discinese escapular é causa ou consequência.

Ainda não se pode determinar se a discinese escapular contribui para o desenvolvimento da dor no ombro ou se surgiu após a dor no ombro.


Cirurgia Para Manguito Rotador com ou incluir a cirurgia de Biceps ?

O reparo cirúrgico é recomendado em uma ruptura completa do manguito rotador quando o tratamento conservador não progride . 

O reparo cirúrgico do manguito pode incluir a cirurgia da cabeça longa do bíceps quando a patologia concomitante do bíceps estiver presente. No entanto, será que a cirurgia adicional de bíceps afeta a funcionalidade do ombro em pacientes submetidos ao reparo do manguito rotador ?



Nesse estudo de Gialanella B, teve uma amostra de 93 pacientes consecutivos que haviam sido submetidos a cirurgia para ruptura do manguito rotador; 25 foram submetidos a reparo do manguito rotador e cirurgia do tendão do bíceps (ABS), enquanto 68 foram submetidos apenas ao reparo do manguito rotador (RCR).




Tendo como resultado: Pacientes com reparo do manguito rotador e cirurgia do tendão do bíceps apresentaram escores finais mais baixos (36,5 ± 12,0 vs 49,3 ± 13,0, P <0,001), eficácia (40,6 ± 18,0 vs 60,3 ± 20,0, P <0,001) e eficiência (0,80 ± 0,5 vs 1,19 ± 0,6, P = 0,010) no escore Constant do que aqueles com reparo do manguito rotador somente no final da reabilitação. Além disso, eles tiveram um escore final mais baixo (53,3 ± 14,0 vs 64,5 ± 10,0, P <0,001) e efetividade (66,9 ± 21,0 vs 84,0 ± 16, P <0,001) no escore Constant 6 meses pós-cirurgia. O gênero foi determinante do escore final, eficiência e efetividade no escore Constant no final do período de reabilitação, enquanto a cirurgia do tendão do bíceps foi determinante do escore final e efetividade no escore Constant no final do período de reabilitação e aos 6 meses de pós-operatório.