Uma explicação pode ser dada através de uma relação de cadeias musculares.
Por exemplo nessa foto estou usando um teste chamado de "Teste de rigidez do quadril", onde quantificamos a influência da contração muscular, rigidez passiva dos músculos e das estruturas que envolvem a articulação do quadril. Se o resultado for uma rigidez baixa dos rotadores externos do quadril, pode significar que há um aumento de rotação interna nessa articulação.
De acordo com Françoise Mézières, a rotação interna dos membros superiores e inferiores é devido a uma sinergia entre a musculatura posterior e o diafragma, através da cadeia muscular anterointerna.
Continuando nesse mesmo exemplo, podemos considerar que se o ombro mantem uma rotação interna, dores de origens nociceptivas podem aparecer por causa da diminuição de espaço entre a cabeça umeral e o processo coracóide.
obs.: Françoise Mézières foi uma Fisioterapeuta Francesa da década de 40, pioneira no estudo de Cadeias Musculares, desenvolveu uma teoria sobre os desequilíbrios corporais. Seus estudos influenciaram o aparecimento de muitos outros métodos, como por exemplo: RPG, Busquet, GDS, entre outros.