Carteira no bolso de trás é terrível para as costas e para a postura sentada.
Sentar em sua carteira, mesmo dirigindo por 20 minutos, "cria uma assimetria ou desequilíbrio que distorce a pélvis e os quadris".
Este hábito inadequado tende a desenvolver incômodos que evoluem para um desalinhamento do quadril, provocando uma curvatura errada na coluna, sendo passível de gerar dores na coluna.
A carteira funciona como uma cunha que faz com que um dos lados do seu corpo seja levantado, de modo que a pélvis suba para esse lado, e sua coluna lombar, ou parte inferior das costas, se dobrará com ela. Sua coluna torácica, ou meio das costas, se curva para a direita para contrabalançá-la, porque seus olhos querem ficar na horizontal. Essa flexão lateral na região lombar, embora mínima, levará ao seu quadrado lombar esquerda e a todos os músculos do lado esquerdo, como os paraespinhais, oblíquos e transversos do abdome, para encurtá-los, tornando-os ativamente insuficientes. Basicamente, esse pequeno desvio diminui a capacidade do seu músculo de disparar e aumenta o estresse na sua articulação sacroilíaca esquerda.
O lado direito da sua pélvis, principalmente a parte em forma de asa chamada ílio, faz o oposto. Esses mesmos músculos são alongados a ponto de se tornarem passivamente insuficientes, o que não permite uma co-contração adequada. Há um efeito semelhante no meio das costas. O lado com a curva, ou seja, a direita na coluna torácica, será encurtado, levando ao uso excessivo, encurtamento e dor. Os estabilizadores da coluna vertebral do lado esquerdo serão sobrecarregados e rápidos para fadiga no meio das costas.
E ainda a carteira pressiona os músculos do glúteo, principalmente o piriforme, causando em muitos casos inflamação, uma vez que tal musculatura pressionada comprime o nervo ciático (síndrome do piriforme).
Qualquer um que leva mais de meia hora sentado em uma carteira é um candidato a dor ciática ou nas costas. O ideal é sempre retirar a carteira do bolso ao se sentar. O desvio produzido na coluna irá criar uma maior sobrecarga em determinadas zonas que poderá aumentar significativamente a probabilidade do surgimento de alguma dor.