Dormir é essencial para você!
O ideal é que possamos passar de 7 a 8 horas por dia dormindo, o que seria 1/3 do dia. E isso todo dia é igual a 1/3 da sua vida.
O que faz muitas pessoas acreditarem que dormir é perda de tempo. Mas isto não é perda de tempo! O sono é uma atividade essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar. Diante disso, muitos indivíduos começam a fazer privação do sono ou a redução na duração do tempo de dormir. Mas pouco sabem que essa redução de horas de sono tem uma relação com o desenvolvimento de doença crônicas não transmissíveis (arritimias cardíacas, hipertensão arterial, AVC, diabetes, demência).
A privação total ou parcial do sono desencadeia alterações hormonais como elevação nos níveis de cortisol ("hormônio do stress") e diminuição nos níveis de GH (hormônio do crescimento). Fatores que favorecem a resistência à insulina e, consequentemente, aumento do risco do desenvolvimento do diabetes. Outro impacto é em relação aos hormônios envolvidos na regulação do apetite, com diminuição nos níveis de leptina (hormônio da saciedade) e aumento nos níveis de grelina e orexina (hormônios estimulantes do apetite), aumentando assim, a ingestão de alimentos e reduzindo gasto energético, fatores relacionados no ganho de peso e obesidade.
Poucas horas de sono também esta relacionado com a diminuição do sistema imunológico, responsável pelas defesas do organismo. Essa privação de sono induz a elevação do cortisol, na qual também tem um efeito imunossupressor(abaixa a imunidade).
Estudos mostram que a hora do sono, é o momento onde o corpo se repara, regenera e revigora o organismo do desgaste ocorrido durante seu estado de vigília, restaurando assim a homeostase, e é razoável supor que a interrupção ou a abolição do sono pode levar a alterações comportamentais,
como aumento da sensibilidade à dor. Ocasionando mais quadros álgicos em pessoas com dores cronicas, exemplo.: dores de cabeça
.
0 comentários:
Postar um comentário