Superfungo é confirmado no Recife
Saiba os Perigos desta Superbactéria
A Candida Auris é um fungo resistente aos remédios. Em alguns casos, o fungo entra na corrente sanguínea, fazendo com que ele se espalhe por todo o corpo e desenvolva infecções bem perigosas podendo ser fatal, principalmente em pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades. Os sintomas são febre, alteração da pressão arterial, dificuldade para respirar e aceleração do ritmo cardíaco. Durante a infecção, o corpo libera substâncias inflamatórias para combatê-lo. Em grande parte dos casos, a resposta é exagerada, causando danos em diferentes órgãos, podendo matar o paciente.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o terceiro caso de infecção pelo fungo Candida auris no Recife. A contaminação foi confirmada na terça-feira (11/1), mas só foi divulgada pela somente nesta quarta-feira (12/1). É o terceiro caso de Candida auris no país. Em dezembro do ano passado, o fungo foi identificado em Salvador em dois idosos, um de 59 e outro de 88 anos.
Desde a identificação do caso suspeito, o hospital estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.
Por ser um fungo recentemente, sendo documentada pela primeira vez no Japão em 2009, existem poucos estudos em cima de qual melhor remedio, tornando o fungo mortal e resistente a muitas drogas, a Candida Auris é considerada uma “superbactéria”. As superbactérias são resistentes aos medicamentos, e por isso, são uma preocupação para os profissionais de saúde e agências tais como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que estão encarregados de encontrar formas para melhor controle de infecções.
Segundo a Anvisa, existe a “propensão [do fungo] causar surtos em decorrência da dificuldade de identificação oportuna pelos métodos laboratoriais rotineiros e de sua difícil eliminação do ambiente contaminado.”
0 comentários:
Postar um comentário